quinta-feira, 25 de abril de 2013

Apontamentos do orçamento doméstico



Já algum tempo que não fazia uma análise dos gastos cá de casa. Na verdade perdi o registo de alguns meses com um vírus no PC, aliado a isto começou a dar-me uma certa “preguiça”. Lembro-me que o natal correu sem sobressalto, as prendas foram compradas com antecedência, o saldo orçamento para o mês de Dezembro não foi totalmente gasto. Em Janeiro e Fevereiro, foi-se gerindo o stock da despensa e da arca e pouco ou nada foi preciso comprar para além dos frescos e o pão diário. Grande parte do saldo mensal foi encaminhado para compras de casacos, calças, ténis para as crianças. Sem sobressaltos nem apertos.

Mas no último mês, voltei a começar a registar tudo.

O meu orçamento mensal é de 220€ para 4 pessoas, e inclui alimentação, higiene, pequenos eletrodomésticos e acessórios para a cozinha, assim como para os livros escolares. O meu mês começa a 23 e acaba a 22, exemplo:23/05 a 22/06.

No mês que acabou de terminar, foi-me faturado o valor de 1416.36€ em compras, sendo que em dinheiro usei o valor de 391.97€ e tenho no total em cartões de fidelização dos vários supermercados o valor de 31.69€. Entre vales de fornecedor (76.58€), descontos imediatos (90.34€) e descontos em cartão (343.56€) foram estratégias usadas para que no final tivesse a bonita percentagem de poupança no valor de 77.73%, percentagem esta que se incluirmos o valor em Cartões aumenta. Nem todos os meses são assim tão vantajosos. De qualquer das formas o valor de 220€ disponíveis para o orçamento foi ultrapassado e tem vindo-se a revelar insuficiente com tanto aumento de preços. Este valor vai ter que ser revisto.

Neste último mês temos de ter em conta que a promoção dos 100% em cartão do Intermarché, teve um peso muito grande na percentagem de poupança.

Com esta promoção eu comprei 673.69 € de produtos que me ficaram a custo ZERO! É certo que muitos destes produtos, não fiquei com eles. Trouxe e distribui por famílias carenciadas que eu conheço. Mas também fiquei com uma boa quantidade que deixou a minha despenca com um stock invejável e fará com que nos próximos meses não tenha de comprar produtos como detergente da roupa, detergente da loiça manual, arroz, esparguete, etc. Tudo isto também vai ajudar a baixar o valor a gastar nos próximos orçamentos, e eu bem que preciso porque a minha máquina da loiça está a dar o “berro”!
 
 
Mas nem só desta campanha se fez compras com desconto a 100%. A verdade, mesmo que para muitos pareça mentira, ir ao supermercado e trazer as compras gratuitas é uma realidade! Não acho que dê trabalho, não é difícil, não é preciso ser mais inteligente do que ninguém…ocupa é algum tempo diário, não se aprende tudo à primeira, e é preciso perseverança.
Este mês para além de todas as compras da promoção tão falada do Intermarché, comprei 2 caixas tampões no Mini Preço a custo zero.
No Continente trouxemos 4 champôs da Elvive, 2 embalagens pescada nº3 Pescanova, 2 tranches de salmão Pescanova que para além de não pagar nada por eles ainda me foi dado algum dinheiro em cartão, o que na prática quer dizer que me pagaram para trazer os produtos.
Trouxe uma Gillette Fusion por 0,08€, 2caixas de sombras a custo zero, 2 conjuntos de perfume de homem com desconto de 85%, etc.  
Da well´s vieram 2 leites corporais, 1 desodorizante para os pés, 1 limas, etc tudo também a custo ZERO!

Trouxe também 2 spray para pernas cansadas no valor de 20€ e colocaram-me 25€ em cartão o que na prática significa que me pagaram 2,5€ que me pagaram por cada um.
Tentando antever o que vai acontecer nos próximos meses, e verificando as necessidades cá de casa, sempre com o objetivo de gastar o menos possível e não faltando nada a nenhum de nós, tenho de olhar para o meu stock, e ter em conta despesas que se impõem.
Em breve, chegam as férias e logo de seguida a compra dos livros escolares. Não é tanto com as férias que me preocupo. Tenho 2 filhotes, um vai para 5º ano e outro para o 8ºano. O valor nos manuais escolares vai levar um bom aumento, a diferença do 1º para o 2º ciclo é abismal. Preciso de começar já a preparar o valor para esta despesa de forma que no início de Setembro não haja sobressaltos. Para Setembro ficam as despesas como fatos de treinos, ténis e restante material escolar. Diluir a despesas com a escola pelos vários meses antecedentes é uma urgência necessária.
Para começar tenho de verificar junto da escola a lista de livros adotados, e saber se à possibilidade de serem os mesmos dos anos anteriores. Com base nisso, verificar se algum dos livros do filhote mais velho, fazem parte dessa lista.
Da minha lista de compras com base no meu stock, estão excluídos nos próximos 6 meses, a compra de: detergentes para a roupa, amaciador de roupa, detergente para a loiça manual, detergente para loiça máquina, detergente para chão, limpa vidros, abrasivos para wc, multiusos, anti-gordurantes, champô, amaciador, roll-on, papel higiênico, sabonete, creme de barbear, aftershave, tampões, pensos higiénicos, pasta de dentes, arroz, esparguete, azeite, massa cortada, massa curva.
Só comprarei algum destes produtos se o preço for mesmo muito bom ou completamente grátis, logo o valor em supermercado vai diminuir bastante.
Tenho ainda outros produtos que não vou precisar nos próximos 3 meses como: bacalhau, salmão, alheiras, chouriço de carne, ervilhas, fio dental, elixir, farinha para bolos, café, rolos de cozinha.
O stock está a precisar de reforço em: guardanapos, leite, cereais, açúcar, adoçante liquido, sal, atum. Por isso acho que é possível controlar os gastos, existem outros produtos na despensa mas que eu não gosto de fazer stock muito grande prefiro ir comprando mais bastas vezes como a carne e o peixe.


 

Sem comentários: