domingo, 10 de junho de 2012

Apontamentos do orçamento doméstico:





O meu orçamento mensal é de 220€ para 4 pessoas, e inclui alimentação, higiene, pequenos eletrodomésticos e acessórios para a cozinha, assim como para os livros escolares. O que fazia que não tivesse grande stock em casa e uma ginástica muito grande porque também não podia aumentar o valor mensal que os ordenados são pequenos. O meu mês começa a 23 e acaba a 22, exemplo:23/05 a 22/06.

No mês que decorre, que ainda não terminou, foi-me faturado o valor de 461,12 e usei 189,87. Tenho a arca cheia, as prateleiras a recheadas, produtos de limpeza para pelo menos 6 meses, produtos de higiene pessoal a mesma coisa.

Mas vamos analisar o 3 meses anteriores afinal o stok não apareceu este mês mas comecei a construi-lo 3 meses antes. O 1º mês foi-me faturado 441,10€ e eu desembolsei em dinheiro 316,01, o 2º mês o total faturado foi de 874,69 e desembolsei 554,93, no 3º mês o total faturado foi de 735,99 e desembolsei 424,51.

Analisando o 1º mês, se nos limitarmos a analisar os valores de uma forma isolada temos uma poupança 1º mês 28,374%, o 2º 36,557% e o 3º 42,321% e o atual de 58,824%. Olhando para o valor das percentagens parece-me correto dizer que o valor da percentagem de poupança tem vindo a aumentar todos os meses. Posso acrescentar a isto que a arca que nunca me lembro de a ter cheia neste momento está abarrotada assim como as gavetas do combinado da cozinha. Acrescento também que aumentei as prateleiras na despensa, posso também adiantar que os produtos de limpeza tenho-os guardados no sótão e de higiêne num armário repleto na casa de banho principal apesar de uma despensa bastante grande.

Mas vamos analisar estes mesmos valores de outra forma, o total faturado dos 4 meses é de 2512,99 e que desembolsei 1485,31 com uma poupança de 59,105%.

Mas se pensarmos que o valor que eu tenho disponível para compras é de 220€ mensais e multiplicado por 4 meses seria o valor de 880€ significa que eu desembolsei a mais nestes 4 meses o valor de 605,31€. Mas nunca antes tinha tido um stok legítimo de chamar de stok e convenhamos que marcas nem sempre cá entravam e certos alimentos também não! Nos meses de férias visto que também almoçamos os 4 em casa o meu orçamento por norma aumenta em 100€ o que este ano não se justifica esse aumento. Vamos ver como termina este mês e a ver vamos os próximos 2 meses e nessa altura volto a fazer um balanço.

Estes 4 meses, mais os 2 de férias, numa situação normal os valores seriam 6x220€ + 2x 100€= 1520€. Julgo que não será estes 2 meses que verei o retorno do dinheiro investido, até porque o mês de Agosto e Setembro são meses de comprar os livros escolares para 2 crianças que por norma sai deste mesmo orçamento. No entanto acredito que terei o retorno da verba investida até ao final do ano e manterei o stok.

Até ao final do ano falta-me ainda comprar 5 prendas de natal e 2 de aniversário.

Este mês, tenho por objetivo comprar 1 de aniversário e 1 uma outra de natal. Não tenho mais compras significativas a fazer só se for algo de ultima hora, o que me leva a crer que o valor mensal de 220€  em pouco será ultrapassado e só por causa das prendas , no cartão Continente tenho apenas 8€ e estou prestes a atingir o valor de 500€ e devo receber mais 5€ em cartão.

Assim se tem feito contas cá por casa, daqui a uns meses nova análise aos gastos domésticos.

3 comentários:

SolitaFit disse...

Eu ainda não tenho grande stock mas tem valido a pena pois tenho comprado produtos a bom preço e marcas que nunca na vida comprava a preço normal.

Beijinhos e Bom domingo.

Ildinha Francisco disse...

Acho que a ideia é ir construindo esse mesmo stok na medida que as promoções válidas vão aparecendo e também não ficar "depenada". De forma que não atinja ou prejudique o nosso orçamento familiar no geral. Se vamos investir aquilo que não temos ou dinheiro que pertence a uma outra despesa no orçamento familiar pode ser castratófico digo eu :) Mas isto é como tudo na vida, é uma aprendizagem, e nada se aprende no estalar dos dedos! Eu propria reconheço que errei em alguns apectos no 1º mês e fui corrigindo :)
Mas reconheço que tenho tido produtos a preços bem mais simpáticos do que costumava comprar e não sendo marca branca como habitualmente comprava. A partilha que se passa na página do face do descontos-blog tem sido para mim do mais positivo possivel. tenho aprendido muito por ali!

CristinaS disse...

Também eu!