domingo, 13 de janeiro de 2013

O meu entrecosto no forno (com alecrim)




Gosto de pratos de forno, confecionados no forno do fogão.
São práticos e normalmente não dão muito trabalho.Nesta altura do ano acho que são uma ótima opção, aquecem um pouco a cozinha e com frio que se faz sentir é bem agradável. Para não falar do cheiro suave que fica a pairar no ar….um “abre apetite” para a refeição.
É um dos pratos que mais reúne consenso aqui por casa, entre graúdos e miúdos, é o entrecosto no forno que todos apreciam.
Este, ainda foi feito no ano velho, espero que gostem.

 

Ingredientes:
1peça de entrecosto inteira
4 dentes de alho
massa de pimentão (eu usei caseira)
1 colher de sopa mal cheia de colorau
alecrim (usei duas hastes)
2 folhas de louro
1 dl de vinho branco
azeite
sal qb
pimenta preta moída no momento

Numa tigela colocar 1 colher de chá de colorau e + ou- 3 colheres de sopa de massa pimentão, uma pitada de sal e pimenta preta e misturar tudo.

Untar de azeite a travessa que vai levar ao forno e colocar o entrecosto, rege o entrecosto com um pequeno fio de azeite e um copo de vinho branco.
Com o preparado anterior pincele de ambos os lados o entrecosto.
Coloque os alhos (laminados ou simplesmente esmagado), as folhas de louro e o raminho de alecrim. Cubra com uma folha de alumínio e deixe a marina de um dia para o outro.
Levar ao forno a assar pré-aquecido a 150ºC ainda coberto com a folha de alumínio mais ou menos 1,30h, depois retirar o alumínio e voltar a levar ao forno desta vez a 180ºC + ou- 15 minutos dos dois lados de forma a ganhar cor. Depois é fatia-lo e servir com acompanhamento a gosto.

 

Sem comentários: