segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Bolo de Diospiro


 
Todos os anos é a mesma coisa, a minha casa fica repleta de dióspiros. E eu que nem gostava nada desta fruta! O filhote também não gosta, já o marido e a minha pequenota comem um ou dois e ficam fartos por mais um ano. Todos os anos era a mesma coisa, eram mais os que se estragavam do que os que se consumiam, por isso resolvi fazer uma pesquisa, a ver o que poderia fazer para lhes dar uso, ou pelo menos a alguns!

Encontrei umas tantas receitas, umas que nem me despertaram e outras que me pareceram interessantes. Esta é a 1º de todas que as que eu escolhi como interessantes.

Eu resolvi dividir a massa em 3, porque quis levar um mimo para a minha mãe e queria levar também para o trabalho para partilhar com uma colega e achei mais prático do que fazer numa única forma.

Um bolo bem simples de confecionar, e gostei bastante do resultado. Para quem nem gosta de diospiro, já estou farta de comer do bolo…


Ingredientes:
- 1 gema
- 250 g de açúcar
- 2 c. (de sopa) de manteiga derretida e arrefecida
- 4 dióspiros maduros
- 1 c. (de chá) de canela
- raspa de ½ laranja grande
- raspa de ½ limão grande
- ¼ c. (de chá) de sal
- 300 g de farinha
- 2 c. (de chá) de fermento
- 1 clara

Preparação:
Bata a gema e adicione progressivamente todos os ingredientes listados até ao sal. Quando a massa estiver homogénea, misture a farinha e o fermento. Por fim junte a clara batida em castelo bem firme à massa, envolvendo com uma colher. Leve a cozer a 180º C, em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, aproximadamente 1 hora. Desenforme depois de frio e decore a gosto com açúcar em pó.

P.S. A próxima receita que vou experimentar: Semifrio de Diospiro

Sem comentários: