domingo, 9 de setembro de 2012

Há verdades muito mal expressadas



 

Existem temas atuais que em redes sociais onde se faz uso de recursos a imagens se diz o que se pensa, não tenho nada contra quem diz de sua justiça, mas da forma como se diz já tenho algo a dizer…

É necessário ter em atenção que nas redes sociais encontram-se perfis de crianças que interagem com familiares e amigos de familiares (no mínimo) e também é realidade que uma verdade não muda para quem a lê tenha 8 ou 80 anos.

Mas a forma como eu falo para uma criança não é a mesma com que falo para um adulto tal como a informação que dou a uma criança não é a mesma que dou a um adulto, ainda que nunca falta com a verdade, a uma criança a quantidade de informação está limitada à sua maturidade que automaticamente está ligada à sua idade.

Por isso choca-me quando alguém para manifestar que é contra o aborto coloque uma imagem de um feto morto, coloque uma foto de um recém nascido numa sanita…Choca e não educa!!

2 comentários:

Manuela Augusto disse...

As verdades, às vezes são crueis demais, são tão cruéis que parece impossivel que existam... Por isso é importante que todos e quando digo todos, são todos (crianças e adultos) tomem consciência do horrivel que é "MATAR UMA CRIANÇA", porque não é escondendo o assunto que ele deixa de existir! A imagem é a melhor forma de chegar à consciência das pessoas!! Eu só defendo aquilo que penso. Admito que haja outras formas de pensar mas esta é a minha!! Admito que o aborto nalgumas circunstâncias de mal formações do feto, doenças, etc, seja o mais aconselhavel. Mas, abortar, simplesmente porque não é conveniente ter mais um filho, isso revolta-me....
As crianças, hoje em dia são bombardeadas por imagens que nós pais, não podemos controlar. Cabe-nos a nós educadores, conversar com elas e explicar o "porquê". Isso sim, isso é educar!! No entanto, elas seguem o seu próprio caminho, mas nós pais e educadores temos a consciência que os alertamos para todas as situações!!
Para mim, isso é educar!!!

Ildinha Francisco disse...

Acredito que sim que defenda aquilo que acredita, e prova disso é que comentou. Por aqui as pessoas têm liberdade de expressão e sem qualquer censura. O ato de genocídio é um dos atos mais desprezíveis, é-o certamente e sem qualquer justificação plausível. Presumo que conheças as várias imagens a que me refiro que andam a circular e quer-me parecer que defenda a sua partilha, mas tenha atenção em não presumir pelo texto acima que sou a favor do aborto, bem pelo contrário. Não foi isso que eu quis defender aqui.
Eu tenho dois filhos, e controlo (dento do possível) as imagens que lhe vão chegando e certamente converso com eles, mas também lhes limito a informação. Acho que há um tempo para tudo. Na idade dos meus filhos, eu prefiro preserva-los das duas fotografias que me levaram a escrever o texto. Prefiro passar uma mensagem de respeito e de valor pela vida, que no fundo em tudo vão no sentido (julgo eu) de quem partilha as fotos tem por intenção. Eu sou mãe de uma menina com 9 anos, não acho que fosse uma mais-valia a minha filha visualizar essa imagem, acho que até poderia causar-lhe um trauma nesta fase. Eu própria, quando vi a 1º foto não percebi logo o que era. Quando percebi que era uma criança no lixo fiquei muito perturbada. Mais tarde, pouco antes de publicar este texto vi uma outra foto do mesmo estilo ainda mais “reveladora”. A pessoa que publicou fazia parte dos amigos no face da minha filha tal como do meu, retirei a amizade do perfil da filhota com o conhecimento da pessoa e o porquê. É uma opção minha, consciente, quer agrade ou não. Mas cabe-me a mim a escolha esta foi a minha decisão.
Mas acredite que eu quero o melhor para os meus filhotes, fiquei com ideia pelo seu texto que é mãe e vê esta opção como errada, mas esta é a minha escolha.