domingo, 14 de outubro de 2012

Polpa de tomate ou tomatada


 

 
Está a começar a altura em que a minha mãe e a minha sogra fica com a horta cheia de tomates, e que me enchem a casa de tomate, costumo congelar para usar durante o ano nos mais diversos pratos. 
Este ano para além delas uma colega de trabalho deu-me um balde de tomates do seu quintal.
Este ano resolvi fazer algo diferente, e resolvi fazer tomatada, para usar em estufados, guisados e mesmo para usar na base de pizzas.



Ingredientes:
Tomates maduros, cebolas, alhos, salsa, louro, sal, pimenta e azeite q.b.

Primeiro, cortei os tomates em pedaços tendo o cuidado de lhes tirar a pele, coloquei num tacho grande com azeite, acrescentei cebolas e alhos, louro, salsa, sal e pimenta q.b.

Deixei cozer durante uma hora, e fui mexendo para não agarrar. Passei tudo com a varinha mágica. Usei frascos, que tinha em casa, de compotas limpos e esterilizados para guardar a tomatada.
 

Após encher os frascos, fechei-os e virei-os de tampa para baixo, num tacho com água (a cobrir a tampa) e levei ao lume para selarem e não se estragar.

Sem comentários: